Notícia

Voltar

31/07/2020

Campeão Nacional de Máxima Produtividade de Soja

O campeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade, concurso promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), é o agricultor Laercio Dalla Vecchia, de Mangueirinha. Ele produziu 118,8 sacas por hectare, ou 287 sacas por alqueire.

Sua conquista recebeu ainda mais visibilidade porque ele chegou ao resultado de altíssima produção sem uso de inseticidas, devido ao uso das técnicas do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Foram anos trabalhados buscando aperfeiçoamento, na teoria e na prática, tanto em rotação de culturas, manejo de pragas e adubação como na escolha das variedades mais adequadas para sua propriedade.

A premiação aconteceu em 14 de julho em evento online, transmitido pelo Canal Rural, o CESB revelou os vencedores das categorias Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte/Nordeste e Irrigado, além do Campeão Nacional.

O Engenheiro Agrônomo da Codepa, Eduardo Bertol comenta sobre a premiação: " O Laércio é de uma família pioneira aqui de Mangueirinha. Seus irmãos, Luis e Lucindo são sócios -fundadores da Cooperativa Codepa e sua esposa, Andreia também é nossa cooperada.

Esse prêmio que ele recebeu é fruto de sua dedicação e amor pelo que faz, mas é um trabalho de anos que ele vem realizando, onde a Codepa teve um papel importantíssimo nesta conquista também, pois foi através dela que ele começou a plantar os mix de plantas, trabalhando com cobertura de solo e também através do Departamento Técnico da Codepa e a empresa Prime Agro foi realizado um planejamento e recomendação de calagem e nutrição foliar totalmente diferente do usual. Onde foram coletadas amostras de solo, analisadas com extrato de saturação, interpretadas e recomendado o que a cultura realmente precisava. Foi feito o acompanhamento da lavoura do início ao fim, ou seja, do plantio a colheita onde foi feito a coleta de folhas, verificando o balanço nutricional da planta e feito as recomendações cabíveis.

Nós da Cooperativa Codepa parabenizamos o Laércio e família pela conquista, como ele mesmo diz, pela realização de um sonho e agradecer a confiança e a parceria que ele tem com nosso Departamento Técnico e a nossa Cooperativa. Ficando marcado na história e mostrando ao Brasil a força que o agro tem e o que ele representa para o mundo”.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing Codepa, Departamento Técnico Codepa e CESB
Codepa - Cooperativa de Desenvolvimento e Produção Agropecuária

MATRIZ

Mangueirinha / PR

Rodovia PR 459 - KM 02

(46) 3243-8300

FILIAL SANTO ANTONIO

Mangueirinha / PR

Rodovia PR 459 - KM 28 - S/N Zona Rural

(46) 3243-8301

FILIAL CODEPA MANGUEIRINHA

Mangueirinha / PR

Avenida Souza Naves, 316, Centro

(46) 3243-8302

FILIAL CORONEL DOMINGOS SOARES

Coronel Domingos Soares / PR

Estrada Municipal de acesso a

Vila Rural KM 01, Zona Rural

(46) 3243-8303

FILIAL HONÓRIO SERPA

Honório Serpa / PR

Avenida XVI de Novembro - S/N

(46) 3243-8304

Desenvolvido por BRSIS